Acontece

PPGCE comemora manutenção do Conceito 4 na Avaliação Quadrienal da CAPES

Realizada pela CAPES, a avaliação periódica define o padrão de qualidade da pós-graduação brasileira
por Luciana de Almeida Araújo Santos
Publicado: 13/01/2026 - 16:41
Última modificação: 13/01/2026 - 16:46

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) celebra a manutenção do conceito 4 na Avaliação Quadrienal (2021–2024), realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O resultado reafirma a qualidade e a relevância do programa no cenário acadêmico nacional.

A nota 4 consolida o PPGCE como um programa de pós-graduação de alto nível, refletindo o empenho e a dedicação de toda a sua comunidade. Em sua ficha de avaliação, a comissão da CAPES destacou pontos fortes que foram cruciais para a manutenção do conceito.

Entre os destaques, os avaliadores apontaram que o “programa solidificou seu pertencimento à área de Comunicação, apresentando projetos voltados para a área, ainda que mantendo sua característica interdisciplinar, em diálogo com as TICs e a Educação”.

A avaliação também ressaltou a “sólida articulação entre as áreas de concentração, linhas de pesquisa e estrutura curricular, apresentando projetos e produção docente coerentes com os objetivos formativos”. A diversidade e o alinhamento das dissertações e produções técnicas com as linhas de pesquisa também foram citados como um diferencial do programa.

O resultado é fruto de um trabalho conjunto e contínuo. A nova coordenação do programa parabeniza a gestão anterior, liderada pela professora Mirna Tonus, pelo trabalho ético e comprometido. O reconhecimento se estende ao corpo docente, pela excelência nas orientações e produção qualificada; ao corpo discente e egressos, pelas pesquisas e produtos desenvolvidos; e ao corpo técnico-administrativo, pelo suporte fundamental às atividades acadêmicas.

A manutenção do conceito 4 enche de orgulho toda a comunidade do PPGCE e serve como um grande incentivo para seguir na missão de consolidar e evoluir o programa, reforçando sua importância para a UFU, para as áreas da Comunicação e da Educação no país e, principalmente, para a sociedade.