Acontece

PPGCE assina Nota de Apoio ao Manifesto

Documento assinado por mais de 50 Associações Científicas Brasileiras pede que normas regimentais do órgão sejam respeitadas por nova gestão
por Luciana de Almeida Araújo Santos
Publicado: 20/07/2020 - 14:14
Última modificação: 20/07/2020 - 14:20

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é o órgão responsável pela avaliação periódica dos Programas de Pós-Graduação no Brasil, garantindo  o crescimento ordenado e qualidade das pesquisas realizadas no País. Além de assegurar as condições essenciais para o desenvolvimento da pesquisa nacional, a CAPES tem sido responsável pela indução de importantes políticas públicas que se pautam cada vez mais pela disseminação e divulgação do conhecimento científico gerado nas universidades brasileiras.

Desde o ano passado, no entanto, novas diretrizes têm sido implementadas pela nova presidência do órgão, sem o devido diálogo com a comunidade científica, fato que contraria as normas regimentais da própria CAPES. 

Buscando assegurar os princípios democráticos que sustentam a pós-graduação no Brasil, os coordenadores das 49 Áreas de Avaliação encaminharam, no início de julho, um Manifesto à atual gestão. Na semana passada, mais de 50 Associações Científicas Brasileiras e coordenadores de programas de pós-graduação de diversas áreas assinaram uma Nota de Apoio ao Manifesto. Corroborando o Manifesto e em defesa da CAPES, o Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE) assinou o documento. Na sexta-feira, 17, a Nota de Apoio foi enviada para a presidência da CAPES. 

 

Documentos:

Manifesto das Áreas

Nota de Apoio ao Manifesto das Áreas de Avaliação da CAPES

Tópicos: