Pesquisadora desenvolveu material didático composto por cards com QR Code e um website sobre a história do município de Itumbiara (GO)
Eliane de Freitas Silva foi a centésima aluna a conquistar o título de mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE). Orientada pela Profa. Dra. Alexia Pádua Franco da linha Mídias, Educação e Comunicação (MEC), a pesquisa intitulada “TDICs e ensino de História: potencializando as pinturas de Sr. Guigui como fontes para o estudo da história de Itumbiara” foi desenvolvida por Eliane no município de Itumbiara no estado de Goiás. A pesquisa partiu de uma necessidade observada pela discente, que é professora no ensino fundamental. Em sua pesquisa, ela abordou como as pinturas poderiam auxiliar na compreensão da história local a partir da potencialização pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDCIs). Além da dissertação, que aborda aspectos conceituais sobre tecnologias digitais e memória, a discente também produziu um material didático composto por cards que lembram figurinhas colecionáveis com as pinturas do artista local (Sr. Guigui) e um website sobre a história do município. Cada card tem um código QR que, ao ser lido, encaminha o internauta para o site com informações complementares.
A defesa do mestrado ocorreu na manhã do dia 28/08/2019 na sala 135 do bloco G do campus Santa Mônica. Além da orientadora, que presidiu da banca, participaram da arguição as professoras Dra. Sandra Regina Ferreira de Oliveira (UEL) e Dra. Vanessa Matos dos Santos (UFU).