Amilton Rodrigo de Quadros Martins

Publicado: 22/05/2024 - 12:04
Última modificação: 24/07/2024 - 08:48
Tipo do Docente:

Minha formação inicial foi como Cientista da Computação, seguido de um Mestrado em Educação - focado em Criatividade e Programação de Computadores para crianças, e um Doutorado em Educação - com enfoque em Criatividade e Teoria do Flow na Robótica Educacional, apoiado por bolsa CAPES PDSE com período de estudos na Universidade de Roma Tre. Adicionalmente, concluí um Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa, especializando-me no Sistema de Avaliação de Pensamento Computacional.Como investigador e palestrante, me dedico ao estudo do Pensamento Computacional na Educação e a popularização do uso da Aprendizagem Ativa. Minha carreira acadêmica abrange mais de 20 anos como Professor Universitário nas áreas de Ciência da Computação e Empreendedorismo, além de atuar como Coordenador de Curso de Graduação e Pós-Graduação por 8 anos. Possuo experiência em gestão de equipes, tanto presenciais quanto remotas, regulação educacional brasileira, pesquisa acadêmica e ciência de dados aplicada à educação.Por 10 anos, liderei o programa de formação de jovens #TeuFuturo, tendo sido fundador e Head de Educação na ENTER, onde com um time muito especializado, promovemos educação em tecnologia para um público diversificado, incluindo jovens em vulnerabilidade social, pessoas com deficiência, afroempreendedores, mulheres, professores e estudantes da rede pública. Neste percurso, impactamos a vida de mais de 40 mil pessoas, demonstrando como a tecnologia pode ser uma aliada na redução de desigualdades e na preparação para o futuro.Com uma ampla trajetória em projetos de tecnologia e educação voltados para crianças e jovens em todo o Brasil, destaco minha liderança no Letramento em Programação do Instituto Ayrton Senna, no programa Juventude Digital de Fortaleza-CE e na fundação do Arranjo pelo Desenvolvimento da Educação Norte Gaúcho.Além do meu compromisso com a educação e tecnologia, faço parte da Rede de Líderes da Fundação Lemann, sou voluntário na Nova Acrópole do Brasil e sou Senador na JCI - Câmara Júnior Internacional, evidenciando meu engajamento com o desenvolvimento comunitário e liderança social.