Aléxia Pádua Franco

por Caroline Silva Ribeiro
Publicado: 22/05/2024 - 11:55
Última modificação: 24/07/2024 - 08:48
Tipo do Docente: 
Anterior

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU), MG, Brasil, desde 2012. Docente nos cursos de Pedagogia, modalidade presencial e à distância, e de Jornalismo. Professora Permanente do PPGED/UFU (Programa de Pós-Graduação em Educação) desde 2013 e orientadora de Mestrado e Doutorado na linha de pesquisa "Saberes e Práticas Educativas". Professora do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da UFU desde 2020 e orientadora de pesquisas na linha Saberes históricos no espaço escolar. Foi professora permanente do Programa de Pós Graduação em Tecnologia, Comunicação e Educação (PPGCE, FACED/UFU), na linha de Mídias, Educação e Comunicação, entre 2017-2020. É membro do GEPEGH (Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de História e Geografia) e do GTECOM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias, Comunicação e Educação). Líder do grupo de pesquisa Portal do Bicentenário. Coordenadora dos Cursos de Formação de Professores e Tutores para atuar em cursos e disciplinas na modalidade EaD no Centro de Educação à Distância da UFU (CEaD/UFU), desde 2012. Está representante institucional da UFU na Associação Unirede - Associação Universidde em Rede. Foi membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História (ABEH - 2019-2021). Foi Coordenadora Geral Adjunta da UFU junto a Universidade Aberta do Brasil (2016-2020), Coordenadora Pró Tempore do Programa de Pós Graduação em Tecnologia, Comunicação e Educação - PPGCE/FACED UFU (2020). Participou das Comissões de Avaliação do Programa Nacional de Livro Didático (PNLD), área de História, de 2008 a 2020, atuando como coordenadora pedagógica do PNLD História 2020. Foi membro do Conselho Editorial Executivo da Revista Educação e Filosofia (A2), de 2015 a 2018, da Revista Ensino Em-revista (2021-2022), da Revista História Hoje da Associação Brasileira de História (ANPUH) na gestão 2021-2023 e da Revista EmRede da Unirede (2022-2023). Faz parte da equipe do Observatório de Ensino de História e Geografia - https://observatoriogeohistoria.net.br/sobre/ e do Portal do Bicentenário - https://portaldobicentenario.org.br/. Integra equipe de pesquisadores de dois projetos interinstituicionais: 1) Rede de Pesquisa Qualidade e regulamentação no contexto da educação aberta, flexível ou a distância no Brasil e Internacional 2) Escolas não-tradicionais: aprofundando o mapeamento e pesquisa teórica da inovação pedagógica. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (1998), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Pós doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da FaE/UFMG (2021/2022), na linha de História da Educação. Atuou 20 anos como professora de História da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU), entre 1992 e 2012. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de História e em Educação à Distância, desenvolvendo pesquisas sobre ensino de História, cultura digital, tecnologias digitais de comunicação e informação, mídias, diversidade cultural, direitos humanos, materiais didáticos, artefatos culturais, em suas interfaces.